Viasoft Connect 2022: aprendizados, inovação e a Guiando no rumo certo

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Por Thiago Padilha, gerente de Consultoria da Guiando

No final de junho, alguns membros da Guiando estiveram no Viasoft Connect 2022, o maior evento de inovação em gestão empresarial do Brasil, realizado em Curitiba (PR).

Na oportunidade, grandes nomes, como Camila Farani, André Heller, José Salibi Neto e Geraldo Rufino, trouxeram um pouco de seus conhecimentos e experiências para o público. Além deles, pudemos conhecer várias startups do cenário nacional que estão surgindo, programas de aceleração a empresas do governo do estado do Paraná e tendências do mercado para os próximos anos.

Particularmente, gosto muito deste tipo de evento e tenho a sensação de sentir o mercado pulsando, vendo o que realmente é aplicável e diferencial para as empresas, validando se tudo o que fazemos na Guiando está aderente à realidade praticada. E a cada novo evento que participo, vejo que estamos no caminho certo quanto ao nosso desenvolvimento como empresa.

Assuntos de extrema importância, como cultura organizacional, automação de processos operacionais, atenção à jornada do cliente e política estrutural de plano de carreira e feedbacks, já são itens que estamos trabalhando há alguns anos na Guiando e, de maneira satisfatória, pude conferir o quanto estamos em sinergia ao mercado, mesmo trazendo novas visões para melhorarmos a aplicação disso dentro de casa.

Também pudemos observar um pouco alguns assuntos que pretendemos fomentar e evoluir dentro da empresa, como a parceria com universidades e centros de educação para o desenvolvimento de novas soluções para a Guiando e como podemos apoiar pautas cada vez mais importantes para as grandes companhias, como o ESG.

Compartilhando um pouco de tudo que vi, trago aqui três pontos que me chamaram atenção e que pretendo evoluir na Guiando:

Cultura e estratégia comem juntos o café da manhã

Peter Drucker, que dispensa apresentações, disse uma vez que a cultura come a estratégia no café da manhã e isso é uma grande verdade.

Mas a principal lição por trás disso é: a cultura deve estar aderente e alinhada à sua estratégia para o sucesso da empresa. O caminho é que ambas andem juntas e dividam um pão na chapa e um pingado todos os dias. Guarde isso!

Enquanto você viver, haverá louça para lavar e negociações a serem feitas

Essas são duas certezas da nossa vida. Sempre odiei lavar a louça. Até que um dia vi uma placa em uma loja de artigos para casa com a frase “Enquanto você viver, haverá louça para lavar”.

Sigo não gostando de lavar a louça, mas isso me fez aceitar, de maneira melhor, que o fato dela existir é uma condicional para eu estar vivo.

Quando o assunto é negociar, não é diferente. 80% das nossas vidas são baseadas em negociações, escolhas que temos que tomar junto a uma ou mais pessoas para nortear as nossas ações.

Para tomar uma cerveja com os amigos, você negocia em casa com a sua família. Se assumirmos o quanto antes que precisamos negociar, mais cedo vamos em busca de como seremos bons negociadores. E isso vai te ajudar tanto na sua vida pessoal, quanto na sua vida profissional.

Pratique e exercite, pois você vai precisar dessa habilidade enquanto houver louça para lavar. Talvez você precise dela, inclusive, para decidir quem lava a louça.

A jornada é tão importante quanto o destino

É clichê, eu sei. Mas se você leu o tópico anterior, já sabe que vai negociar para tomar decisões. E se você decidir conquistar algo e, durante o caminho, as coisas mudarem? É desagradável?

Na maioria das vezes, sim.

Você se lembra de quantas vezes a sua mãe lhe disse “na volta a gente compra”, só que ela não voltou para comprar? Você tinha uma expectativa na sua jornada que não foi cumprida e você ficou frustrado e triste. Quando você combina algo com o seu cliente e não cumpre ou faz diferente, o sentimento dele é o mesmo.

Garanta sempre que a jornada vai ocorrer de acordo com o combinado, mesmo que alguns pontos não sejam tão agradáveis. Ser sincero e entregar tudo que foi acordado durante todo o processo é tão importante quanto o destino. A jornada do seu cliente vai garantir uma maior satisfação com o resultado do seu produto ou serviço. Então, tenha carinho com ela.

Parece pouco para três dias de evento, mas tenho certeza de que, se você conseguir olhar com carinho para esses pontos, eles farão uma diferença muito grande nos seus resultados e na sua vida.

E, com isso, espero que tenha conseguido trazer aqui um pouquinho do que conseguimos aproveitar nesses dias de evento e de como pretendemos aproveitar o conteúdo adquirido para transformá-lo em resultados.

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