Nova cloud, novos desafios

117

Por Saulo Lima, CTO Guiando

Sempre que se fala em migração, logo associamos a algo complexo, arriscado e muito trabalhoso. Fazer uma mudança dessa magnitude implica em possuir pessoas qualificadas e capacitadas, muito planejamento, orçamento, mas é um passo necessário para sustentar o crescimento de qualquer empresa.

Em 2021, iniciamos toda a orquestração de sermos 100% Cloud. Avaliamos algumas opções do mercado, abrimos processo seletivo, qualificamos profissionais, mapeamos e documentamos toda infraestrutura, tanto de hardware quanto de software. 

A escolha da Microsoft Azure foi natural. A Guiando já utiliza ambientes e produtos Microsoft, e por isso seria a melhor opção levando em consideração a familiaridade, as integrações, os descontos nos serviços e produtos, além da gama de certificações que a empresa proporciona para os profissionais de tech.

Durante o processo de mapeamento da infraestrutura, levantamos que seria necessário fazer duas migrações e não apenas uma. Possuíamos uma infra on-premises, utilizada pelo time de desenvolvedores e a outra, era a “cloud” utilizada por nossos produtos.

Após o mapeamento, definimos a estratégia de migração, “Lift-And-Shift”* e o “Dia D”. Durante toda a migração o time foi super comprometido e engajado para que tudo ocorresse como o planejado e previsto. Este processo durou um final de semana inteiro, mas no final, foi um grande sucesso.

Mesmo com tudo concluído, o trabalho não terminou. Agora iremos lapidar nossa infraestrutura, evoluir os sistemas e começar a usufruir de alguns benefícios que uma cloud como a Azure pode proporcionar: economia de custo, maior escalabilidade, agilidade, segurança e armazenamento ilimitado.

*O Lift-and-shift é o processo de migração de uma carga de trabalho do ambiente local para um Cloud com pouca ou nenhuma modificação. É um caminho padrão para as empresas migrarem para a nuvem e pode ser um estado inicial de transição para uma abordagem de nuvem mais nativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Like
Close
Close